Release

L21 Participações completa 16 anos e se consolida como uma das maiores plataformas brasileiras de arte, cultura e entretenimento

Com 10 negócios distintos e sinérgicos, holding do empresário Luiz Calainho lança tendências e transforma o cenário nacional do empreendedorismo criativo

Com perfil inovador no mercado, a holding L21 Participações se consolidou por lançar desafios, apresentar novas maneiras de pensar e oferecer resultados impactantes. Criada há 16 anos pelo empresário Luiz Calainho, a L21 une 10 negócios distintos e sinérgicos, que vêm transformando o cenário cultural e artístico brasileiro. Segmentada em L21 Mídia, L21 Conteúdo e L21 B2B, a holding atua nas áreas de arte, mídia, cultura e entretenimento desde 2000, tem cerca de 30 sócios e está associada ao Grupo Lide, de João Dória Jr. (atual prefeito de São Paulo). Em 2016, a L21 Participações teve o melhor desempenho de sua história, com faturamento acumulado de R$ 138,5 milhões, gerando cerca de 3.200 empregos diretos e indiretos. Para este ano, a expectativa é de manutenção do faturamento.

“Estamos vivendo um momento de transformação em nosso país, que teve grandes eventos como as Olimpíadas como agentes catalisadores. Com isso, é claro, a cultura, a arte e o entretenimento não poderiam ficar de fora dessa efervescência. A L21 está focada em atender às demandas de um público exigente, propondo novas tendências e estimulando ainda mais o fomento da cultura brasileira”, diz Luiz Calainho.

Destaques 

Musickeria, selo inovador que mudou o formato da comercialização de música no país ao transformar os envolvidos em cada lançamento em sócios com participações nos resultados, cresceu 27% em 2016. O projeto “Rock in Rio – 30 anos” reuniu 30 canções brasileiras emblemáticas do maior festival de música e entretenimento do mundo, que marcou a memória de várias gerações ao longo dos anos. A empresa é responsável pelo Sambabook João Nogueira (2012), Sambabook Martinho da Vila (2013, indicado ao Grammy Latino) e Sambabook Zeca Pagodinho (2014). 

O ano de 2016 também consolidou ainda mais o fortalecimento do trabalho da Musickeria Corp, que dobrou de tamanho. A empresa é especializada em soluções criativas para criar engajamento emocional entre marcas e a audiência por meio da plataforma de música. Um caso recente de sucesso é a parceria com a Procter & Gamble e a agência Grey para o lançamento de “Prontas pra Divar”, canção de Ivete Sangalo e Claudia Leitte, em ação para Gilette Vênus, bem como o case exagerado produzido junto a agencia África e VIVO.

Já no campo das artes visuais, a ArtRio chega à sua sexta edição em setembro e é um dos grandes destaques da revitalização da Região Portuária do Rio de Janeiro. Além de ser uma das maiores feiras de arte contemporânea internacional do mundo, o evento também é um grande movimento em prol da arte, fomentando novas exposições, galerias e colecionadores. Em 2016, o evento recebeu 49 mil pessoas em um espaço de 20 mil m² e galerias de todo mundo como Fortes Vilaça, Vermelho, Gentil Carioca, Gladstone, Marian Goodman, Massimo de Carlo, Pace, Victoria Miro, Gagosian e White Cube. A BEX, controladora da ArtRio, também realizou a terceira edição da IDA, o maior encontro da cena brasileira de design art, inspirada no modelo de consagrados eventos como Design Miami / Basel, The London Design Festival e Paris Design Week. Em seu primeiro ano, a feira recebeu nomes como Zanini de Zanine, Ale Jordão, Mercado Moderno, Bolsa de Arte do Rio, Mameluca, Projeto D, Jacqueline Terpins, OVO, Dozen Design, Ignês Ferraz, Galeria Arte Mobília e Maneco Quinderé. Paralelamente, também irão acontecer palestras, debates, lançamentos de móveis, objetos, reedições e livros.

Outro empreendimento responsável por atrair o interesse internacional para o Brasil é a Aventura Entretenimento, a maior produtora de musicais do país. A empresa contribuiu ativamente para consolidar o país como terceiro maior pólo de produção do gênero no mundo, atrás apenas da Broadway (Nova York) e de West End (Londres). Em apenas sete anos, a Aventura Entretenimento levou mais de dois milhões de pessoas ao teatro, com espetáculos como “A Noviça Rebelde”, “O Mágico de Oz”, “O Despertar da Primavera”, “Hair”, “Um Violinista do Telhado” e “Rock in Rio, O Musical”. Inspirada pelo grande sucesso da trilogia “Uma Aventura Brasileira”, a produtora lança a segunda versão do bem-sucedido projeto que já movimentou R$30 milhões e reuniu mais de 250 mil espectadores com “Elis, A musical” e “Se Eu Fosse Você, o musical”,  “Chacrinha, o musical” e “Garota de Ipanema”. “Vamp” (em parceria com a TV Globo) e “Ayrton Senna”, serão lançados em 2017.

No campo da comunicação, as rádios SulAmérica Paradiso e a Mix FM, inauguram o espaço FM Hall no Shopping Bossa Nova.

Na internet, o Vírgula, o maior portal jovem de entretenimento do país, lançou sua nova estratégia de reposicionamento em janeiro de 2016. Utilizando o neologismo “#mainstrindie” como conceito, busca atender leitores que vão desde o mainstream até o indie e passeiam por diversos estilos. A reformulação custou R$3,2 milhões e inclui um novo logo e um layout que torna o portal mais social e funcional para atender às necessidades dos jovens modernos, além de trazer o pensamento de distribuição social para a produção de conteúdo.

A L21 também está associada ao MIMO, o maior festival de música instrumental gratuito do país, idealizado pela produtora cultural Lu Araujo, que já levou quase 800 mil de espectadores aos 240 concertos realizados e 120 filmes exibidos desde 2004. Em sua 12º edição, realizada em 2016, o MIMO chegou a mais uma cidade histórica brasileira: Tiradentes. A cidade mineira se juntou ao circuito que inclui Ouro Preto, Olinda e Paraty. E ainda trouxe, com exclusividade ao Brasil, artistas como o norte-americano Chick Corea, indicado para 59 Grammys, e o catalão Jordi Savall. Em 2016, o MIMO atraiu 130 mil pessoas em 13 dias de evento e ampliou suas atividades em várias frentes e durante o ano inteiro, estabelecendo-se como um movimento em prol da expansão da música instrumental e de excelência, bem como da valorização das cidades históricas brasileiras. A chegada ao Rio de Janeiro, também foi emblemática.

Negócios L21:

1. Portal Virgula 

Há 13 anos no mercado, o Vírgula é o maior portal jovem de entretenimento do país, com uma média de oito milhões de usuários únicos por mês. Surgiu durante o período da bolha, no qual nenhum empresário acreditava na internet. Com seu conteúdo voltado para a cena mais contemporânea da cultura pop, o Vírgula está definitivamente posicionado como o mais importante veículo do segmento. Em 2016, foram investidos R$3,2 milhões na reformulação do portal, incluindo novo logo e layout. Para atender um público que vai do indie ao mainstream, o site segue o conceito do neologismo #mainstrinde, que traz um pensamento de distribuição social para a produção de conteúdo.

2. RádioSulAmérica Paradiso

Com mais de 700 mil ouvintes no Rio de Janeiro, sendo 53% das classes A e B e 76% da faixa etária de 25 a 59 anos, a SulAmérica Paradiso (95,7 FM) oferece uma programação selecionada para o público adulto qualificado, sempre se posicionando como uma rádio contemporânea com música, informação de qualidade e conteúdo inteligente. Além disso, a SulAmérica Paradiso é a rádio oficial da maioria dos shows internacionais com foco no segmento adulto no Rio de Janeiro.

3. Rádio Mix Rio FM

No ar desde 2007, a Mix Rio FM (102,1 FM) alcança aproximadamente 1.100.000  ouvintes, com grande retorno e reconhecimento do público jovem. Criando um conceito único de rádio, a emissora oferece ao público carioca a melhor programação jovem, com informações e programas interativos. A Mix Rio FM é a rádio oficial do Rock in Rio, o maior festival de música e entretenimento do mundo.

4. FM Hall

Um espaço que combina dois estúdios de rádio (SulAmérica Paradiso e Mix) e uma enorme área para shows e eventos corporativos.

5. Musickeria

Selo com modelo inovador no qual artistas e demais personagens envolvidos em cada lançamento (estúdio, distribuidor, marketing, vendas, etc.) são sócios do produto e têm participações nos resultados. Chegou ao mercado com o objetivo de fomentar e mudar a forma de negociar a venda de música no país. Seu foco é a construção de modelos diferenciados e inovadores, que oferecem formatos inéditos de ativação e relacionamento junto aos consumidores para o mercado anunciante (agências e empresas). Essencialmente, funciona como uma grande plataforma de comunicação que tem a música como eixo central.

6. Aventura Entretenimento

Idealizadora de grandes musicais como “Hair”, “Um Violinista no Telhado”, “Judy Garland – Além do Arco-Íris”, “Mágico de Oz”, “A Noviça Rebelde”, “Rock in Rio, O Musical”. É a maior produtora de musicais do país, sendo este o terceiro maior produtor do gênero em todo o mundo. A Aventura, montada ao lado dos sócios Aniela Jordan e Fernando Campos, já levou mais de dois milhões de pessoas ao teatro em apenas seis anos. Em 2013, lançou a plataforma “Uma Aventura Brasileira”, com foco em conteúdos nacionais e composta pelas superproduções “Elis, A musical”, “Se Eu Fosse Você, O Musical” e “Chacrinha, Velho Guerreiro”. Neste ano lança a segunda edição do projeto, com “BarbarIdade”, “O primeiro musical a gente nunca esquece”, “Vamp” e “Garota de Ipanema, o musical”. Este último estreou no novo Teatro Riachuelo, investimento de R$8 milhões da Aventura para recuperar o antigo Cine Palácio, no Centro no Rio de Janeiro.

7. ArtRio

Feira de arte contemporânea internacional. A Cidade Maravilhosa, que já é um pólo cultural em tantas áreas, ganhou uma feira do tamanho de sua relevância no cenário brasileiro das artes plásticas. A quarta edição do evento, realizada em setembro de 2015, recebeu 49 mil pessoas em quatro dias de evento e contou com galeristas de todo o mundo. Mais do que uma feira, a marca ArtRio se transformou em um grande movimento em prol do segmento da arte, realizando ações ao longo de todo ano com este propósito.

8. IDA

O maior encontro da cena brasileira de design – são 1800m² dedicados ao evento – acontece no pavilhão 5 do Píer Mauá, no qual são reunidas galerias de design apresentando peças de profissionais que se destacam no segmento.Paralelamente, também são organizados debates, palestras, lançamentos de móveis, objetos, reedições e livros. A realização é da BEX Produções, dos sócios Brenda Valansi, Elisangela Valadares e Luiz Calainho, também responsáveis pela criação e realização da ArtRio.

9. Musickeria Corp 

Musickeria Corp é especializada em soluções criativas para criar engajamento emocional entre marcas e a audiência por meio das plataformas de música, cultura e entretenimento. A empresa cuida desde a criação de guideline estratégico de music branding até a produção de conteúdos e eventos musicais exclusivos e proprietário para empresas, produtos e serviços.

10. MIMO

Criado em 2004, em Olinda, o MIMO é o maior festival gratuito de música instrumental do país, tendo como cenário o interior de espaços seculares, igrejas e praças públicas. O passaporte como referência no cenário cultural internacional se deve ao sucesso de suas edições anteriores, que levaram ao público apresentações totalmente gratuitas de artistas como Chick Corea, Herbie Hancock, Buena Vista Social Club, Phillip Glass, Madredeus, Ibrahim Maalouf, Nelson Freire, Toninho Horta, Chucho Valdés, Richard Bona, Egberto Gismonti. Em 2016, o MIMO atraiu 130 mil pessoas em 13 dias de evento.

 

 ENGLISH VERSION

[L21 Participacões] completes 16 years and consolidates itself as one of the largest Brazilian platforms of art, culture and entertainment.

With 10 distinct and synergistic businesses, the holding company of entrepreneur Luiz Calainho launches trends and transforms the national scenario of creative entrepreneurship

With an innovative profile in the market, the holding company L21 Participações was consolidated by facing challenges, presenting new ways of thinking and offering impressive results. Created 16 years ago by businessman Luiz Calainho, the L21 combines 10 distinct and synergistic businesses, which have transformed the Brazilian cultural and artistic scene. Segmented in L21 Media, L21 Content and L21 B2B, the holding company has been active in the areas of art, media, culture and entertainment since 2000, it has about 30 partners and is associated with the Lide Group, from João Dória Jr (actual São Paulo’s Mayor). In 2016, L21 Participações had the best performance in its history, with accumulated revenues of R $ 138.5 million (US$ 44.3 million), generating around 3,200 direct and indirect jobs. For this year, the expectation is to maintain the income.

“We are experiencing a moment of transformation in our country, which had great events like the Olympics as catalysts. With this, of course, culture, art and entertainment could not be left out of this effervescence. The L21 is focused on meeting the demands of a demanding public, proposing new trends and stimulating the promotion of Brazilian and international culture”, says Luiz Calainho.

Highlights 

Musickeria, an innovative label that changed the format of music marketing in the country by transforming those involved in each release in partners and sharing the results. It grew 27% only in 2016. The project “Rock in Rio – 30 years” brought together 30 emblematic Brazilian songs from the largest music and entertainment festival in the world, which has left a mark in the memory of several generations over the years. The company is responsible for Sambabook João Nogueira (2012), Sambabook Martinho da Vila (2013, nominated for the Latin Grammy) and Sambabook Zeca Pagodinho (2014).

Last year consolidated the strength of Musickeria Corp’s work, which double in size. The company specializes in creative solutions to create emotional engagement between brands and the audience through the music platform. A recent success story is the partnership with Procter & Gamble and the Gray agency for the release of “Prontas para Divar” (Ready for being a Diva), song by IveteSangalo and Claudia Leitte, in action for Gilette Venus, as well as the exaggerated case produced with marketing agency Africa and VIVO (major telecom company in Brazil).

In the field of visual arts, ArtRio reached its sixth edition between in September and is one of the great highlights of the revitalization of the Port Region of Rio de Janeiro. In addition to being one of the largest international contemporary art fairs, the event is also a great movement for art, fostering new exhibitions, galleries and collectors. In 2016, the event received 49 thousand people in a space of 20 thousand squared meters and galleries around the world such as Fortes Vilaça, Vermelho, Gentil Carioca, Gladstone, Marian Goodman, Massimo de Carlo, Pace, Victoria Miro, Gagosian and White Cube. BEX, the parent company of ArtRio, also holded the third edition of IDA, the largest meeting of the Brazilian art design scene, inspired by the design events such as Design Miami / Basel, The London Design Festival and Paris Design Week. In its first year, the fair received names such as Zanini from Zanine, Ale Jordan, Modern Market, Rio Art Fellowship, Mameluca, Project D, Jacqueline Terpins, OVO, Dozen Design, Ignês Ferraz, Arte Mobili Gallery and ManecoQuinderé. At the same time, lectures, debates, furniture launches, objects, reprints and books also took place.

Another venture responsible for attracting international interest to Brazil is Aventura Entertainment, the country’s largest theatrical musicals producer. The company contributed actively to consolidate the country as the third largest production hub of the genre in the world, behind only Broadway (New York) and West End (London). In just seven years, Adventure Entertainment has brought more than two million people to the theater, with such shows as “The Sound of Music,” “The Wizard of Oz,” “Spring Awakening,” “Hair,” “A Fiddler on the Roof and Rock in Rio, The Musical “. Inspired by the great success of the trilogy “Uma Aventura Brasileira”, the producer launches the second version of the successful project that has already moved R $ 30 million and gathered more than 250 thousand spectators with “Elis, the musical” and “Se eu fosse você(If I were you), The musical “, ” Chacrinha, the musical “, “Girl from Ipanema”. “Vamp” (a musical in partnership with TV Globo) and “Ayrton Senna”, will be released in 2017.

In the field of communication, the SulAmérica Paradiso FM and Mix FM radios inaugurate the FM Hall space in the Bossa Nova Shopping Mall.

On the internet, Vírgula, the country’s largest youth entertainment portal, launched its new repositioning strategy in January of 2016. Using the “# mainstrindie” neologism as a concept, it seeks to meet readers ranging from the mainstream to the indie and stroll through various styles. The redesign cost R $ 3.2 million and includes a new logo and layout that makes the portal more social and functional to meet the needs of modern youngsters, as well as bringing social distribution thinking to content production.

The L21 is also associated with MIMO, the largest free instrumental/world  music festival in the country, idealized by the cultural producer Lu Araujo, which has already brought almost 800 thousand spectators to the 240 concerts held and 120 films shown since 2004. In its 12th edition, held In 2016, MIMO reached another historical Brazilian city: Tiradentes. The city of Minas Gerais joined the circuit that includes OuroPreto, Olinda and Paraty. And it also brought, with exclusivity to Brazil, artists such as the North American Chick Corea, nominated for 59 Grammys, and the Catalan Jordi Savall. In 2016, MIMO attracted 130,000 people in 13 days of event and expanded its activities on several fronts and throughout the year, establishing itself as a movement for the expansion of instrumental music and excellence, as well as the valorization of historical Brazilians cities. The arrival in Rio de Janeiro was also emblematic.

L21 Businesses

1. Portal Virgula (Virgula Portal/website)

For 13 years on the market, Vírgula is the largest youth entertainment portal in the country, with an average of eight million unique users per month. It began during the period of the bubble, in which no businessman believed in the internet. With its content focused on the most contemporary scene of pop culture, Vírgula is definitely positioned as the most important vehicle in the segment. In 2016, R $ 3.2 million was invested in redesigning the portal, including a new logo and layout. To serve an audience that goes from the indie to the mainstream, the site follows the concept of the #mainstrinde neologism, which brings a thought of social distribution to the production of content.

2. Radio Sul America Paradiso FM 

With more than 700 thousand listeners in Rio de Janeiro, 53% of classes A and B and 76% of the age group of 25 to 59 years, SulAmérica Paradiso (95.7 FM) offers a program selected for qualified adult audiences, Always positioning itself as a contemporary radio with music, quality information and intelligent content. In addition, SulAmérica Paradiso is the official radio of most international shows focused on the adult segment in Rio de Janeiro.

3. Radio Mix Rio FM

In the air since 2007, Mix Rio FM (102,1 FM) reaches approximately 1,100,000 listeners, with great return and recognition of the young audience. Creating a unique radio concept, the radio station offers the best of young programming, with interactive information and programs. Mix Rio FM is the official radio of Rock in Rio, the biggest festival of music and entertainment of the world.

4. FM Hall

A venue who combines 02 radios live studios (SulAmerica Paradiso and MIX) and a huge area for live shows such as pop artists, samba Artists and corporate events. 

5. Musickeria 

An innovative operational music label in which artists and other characters involved in each launch (studio, distributor, marketing, sales, etc.) are partners of the product and have participation in the results. It reached the market with the goal of fomenting and changing the way of negotiating the sale of music in the country. Its focus is the construction of differentiated and innovative models that offer unprecedented formats of activation and relationship with consumers for the advertising market (agencies and companies). Essentially, it functions as a great communication platform that has music as its central axis.

6. Aventura Entretenimento (Adventure Entertainment)

Aventura is the producer of great musicals such as “Hair”, “A Fiddler on the Roof”, “Judy Garland – Beyond the Rainbow”, “Wizard of Oz”, “The Sound of Music”, “Rock in Rio, The Musical”. It is the largest producer of musicals of the country, and the third greater producer of the genre in the world. Aventura, beside Luiz Calainho has Aniela Jordan and Fernando Campos as partners, and it have already taken more than two million people to the theater in just six years. In 2013, he launched the “Uma Aventura Brasileira” platform, focusing on national content and composed productions like “Elis, A musical”, “Se Eu fosse Você (If I were you), the musical” and “Chacrinha, Velho Guerreiro”. This year it launches the second edition of the project, with “BarbarIdade”, “O Primeiro Musical a GenteNuncaEsquece (The first musical we never forget)”, “Vamp” and “Girl from Ipanema, the musical”. The latter debuted at the new Riachuelo Theater, an investment of $ 12 million from Aventura to recover the old Cine Palace, downtown in Rio de Janeiro.

7. ArtRIO

International Contemporary Art Fair. The Marvelous City as it is called (Rio de Janeiro), which is already a cultural center in so many areas, has won a fair the size of its relevance in the Brazilian plastic arts scene. The fourth edition of the event, held in September, received 49,000 people in four days of event and had gallery owners from around the world. More than a fair, the ArtRio brand has become a great movement in favor of the art segment, performing actions throughout the year for this purpose.

8. IDA

The largest gathering of the Brazilian design scene – 1800 square meters dedicated to the event – takes place in pavilion 5 of Píer Mauá, where design galleries are presented featuring pieces of professionals that stand out in the segment. Parallelally, debates, lectures, Furniture, objects, reprints and books.

9. Musickeria Corp 

Musickeria Corp specializes in creative solutions to create emotional engagement between brands and the audience through music, culture and entertainment platforms. The company takes care of from the creation of strategic guideline of music branding to the production of contents and exclusive musical events and owner for companies, products and services.

10. MIMO Festival

Created in 2004 in Olinda, MIMO is the largest free festival of instrumental/world music in the country, set in the interior of secular spaces, churches and public squares. The passport as a reference in the international cultural scene is due to the success of its previous editions, which brought to the public totally free presentations of artists like Chick Corea, Herbie Hancock, Buena Vista Social Club, Philip Glass, Madredeus, Ibrahim Maalouf, Nelson Freire, ToninhoHorta, Chucho Valdés, Richard Bona, EgbertoGismonti. In 2016, MIMO attracted 130,000 people in 13 days of the event.